domingo, 29 de janeiro de 2012

Relatório da ONU diz que EEUU dão tratamento desumano ao cidadão estadunidense



 reo estadounidense stephen slevin confinado a solitario por 22 meses
 
Denuncia por tortura de prisioneiros por longo tempo em confinamento solitário nos EUA

O caso do réu estadunidense Stephen Slevin, mantido em confinamento solitário por 22 meses, é o pior caso desse tipo no país, denunciou advogado esepcializado em direitos civis.

Slevin recebeu um tratamento desumano depois de ser preso por dirigir embriagado no estado do Novo México (sudoeste).

Devido às condições que enfrentou, o sujeito sofreu de depressão clínica e deterioração de sua saúde sob o olhar indiferente de seus carcereiros e funcionários da prisão, disse o advogado Matthew Coyte, especializado em direitos civis.

Um tribunal federal de Santa Fe decidiu em favor do réu e o veredicto estabeleceu compensação de US $ 22 milhões para o preso.

As autoridades penitenciárias negaram tratamento psiquiátrico e, quando o fizeram apresentava séria afetação de sua saúde e seu estado mental.

Em maio de 2007, Slevin foi levado para um hospital psiquiátrico por causa de um quadro de perda de peso e outras anormalidades.

Após duas semanas de tratamento, o preso retornou para a prisão do condado Dona Ana para o regime de confinamento solitário, o que agravou seus sofrimentos, explicou a defesa. .

Um relatório da ONU denunciou que os Estados Unidos têm o recorde mundial de manter prisioneiros em confinamento solitário a cerca de 25 mil pessoas, apesar de que a punição pode constituir tortura.

O documento salienta que as autoridades dos EEUU mantém dois presos em confinamento solitário no estado de Louisiana por 40 anos, o mais longo de que há registos.

(Washington, 27 jan (Prensa Latina) 

http://www.prensa-latina.cu/index.php?option=com_content&task=view&id=472303&Itemid=1

2 comentários:

Ignez disse...

Esta é a democracia que o governo estdunidense quer exportar? O que esses governantes querem é mesmo ser donos de tudo. As Malvinas também são deles; a amazonia; o petróleo do Irão; o cobre do Chile...Cuba resiste. Sádico e cínico é o governo americano. Quase que o FHC e o Cerra entregam o Brasil todo. Houve uma interrupção com Lula e Dilma. Democracia estadunidense?! "Pernas pra que te quero?!"

Leila J disse...

obrigada por prestigiar, Ignez. Triste mesmo é ver a desinformação que faz com que esses fatos sejam pouco conhecidos do páblico.

DEMOCRATIZAÇÃO JÁ!

BRASIL NUNCA MAIS

BRASIL NUNCA MAIS
clique para baixar. Íntegra ou tomos