quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Uma paisagem belíssima da Caatinga


Fotografia de Araquen.        Vale do Catimbau - Buíque  -   Pernambuco
O Vale do Catimbau ou Parque Nacional da Serra do Catimbau, em Pernambuco, é deslumbrante. A paisagem é surreal, cheia de rochas de formatos intrigantes, exóticos. São chapadas, vales, encostas, matas e caatinga. É, além disso tudo, um importante Sítio Arqueológico Indígena do país, onde foram encontradas evidências da passagem do homem primitivo, com pinturas rupestres.















Visite o Blog do Comitê da Caatinga  http://comitecaatingape.blogspot.com/

E também o  Wikipedia:


O Parque Nacional da Serra do Catimbau. Antigo Vale do Catimbau, foi criado pelo decreto 913/12 (2002), com 62.300 hectares, ha em dezembro de 2002, no estado de Pernambuco. Abrange os municípios de Buíque, Ibimirim e Tupanatinga. Entre o Agreste e o Sertão pernambucano, o parque é o segundo do estado. O primeiro é o de Fernando de Noronha. Catimbau preserva um das últimas áreas de Caatinga.
É formado por montanhas de topo suave, acredita-se que o nome Catimbau provenha de "morro que perdeu a ponta". Entre as montanhas encontram-se encostas abruptas e vales aberto. É uma região de intensa erosão. As formações geológicas são compostas de arenitos de diversas cores e tipos que datam de mais de 100 milhões de anos. Apresenta cerca de duas mil cavernas e 28 cavernas-cemintério.
Considerada Área de Extrema Importância Biológica, a unidade apresenta também registros de pinturas rupestres e artefatos da ocupação pré-histórica datados de pelo menos 6 000 anos. Os pesquisadores acharam 30 sítios arqueológicos no Vale do Catimbau. Com isso, o Catimbau é considerado o segundo maior parque arqueológico do Brasil, perdendo somente para a Serra da Capivara, no Piauí. Um dos sítios arqueológicos mais importantes é o de Alcobaça, localizado em um paredão rochoso em forma de anfiteatro. As pinturas rupestres nesta localidade foram efetuadas por distintos grupos étnicos de épocas também distintas, apresentando diversidade nas técnicas e estilo de pintura. Dentro do parque há diversos pontos de visita, inclusive a Pedra Furada. Acredita-se que há milhares de anos o local onde fica a Pedra Furada era coberto pelo oceano e que a pedra se furou a partir da erosão causada pelo vento e pela água das chuvas. O vale do catimbau possui elevações com altitude de 900 metros.

Nenhum comentário:

BRASIL NUNCA MAIS

BRASIL NUNCA MAIS
clique para baixar. Íntegra ou tomos