sexta-feira, 25 de junho de 2010

Corte Interamericana de Direitos Humanos condena Colômbia por morte do Senador Cepeda

Pelo caso Manuel Cepeda, o Estado deverá indenizar a  família e pedir desculpas públicas, de acordo com determinação da Corte Interamericana de Direitos Humanos. O Senador da União Patriótica foi assassinado por um grupo de sicários em 1994.

Corte de Direitos Humanos condena a Colômbia por morte de senador

País é condenado a indenizar a família e produzir documentário sobre senador Cepeda

AFP-
A Corte Interamericana de Direitos Humanos condenou a Colômbia a indenizar a família do senador Manuel Cepeda Vargas, assassinado em 1994 por agentes do Estado, e a "conduzir com eficácia" as investigações para identificar, julgar e punir os responsáveis. 
A Corte, com sede na capital da Costa Rica, atribuiu ao Estado colombiano a responsabilidade pelo crime. Os juízes admitiram que os familiares deveriam receber a título de compensação de US$ 340 mil num prazo máximo de um ano.

Cepeda era o único representante no Senado da esquerdista União Patriótica (UP), organização política ligada ao Partido Comunista da Colômbia. O senador foi executado no dia 9 de agosto de 1994 em Bogotá, presumivelmente numa operação coordenada entre o Exército e esquadrões paramilitares de direita.

Colômbia terá de fazer documentário sobre o senador
Segundo as investigações feitas pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), com sede em Washington, o assassinato de Cepeda teve como base um "processo de perseguição e repressão" contra os membros desse grupo político.

Embora o Estado colombiano tenha reconhecido parcialmente sua responsabilidade nos fatos, durante o processo, a Corte decidiu sobre uma série de medidas adicionais para restaurar "a honra e a dignidade" do senador; entre elas, a realização - na Colômbia - de um ato público de reconhecimento dos fatos.

O Estado também é obrigado a publicar no diário oficial e em outro de circulação nacional, de uma só vez, as partes substanciais da sentença, que poderão ser consultadas em um site oficial, durante um ano.
Além disso, em coordenação com os familiares de Cepeda, o Estado colombiano deverá produzir "um documentário audiovisual sobre a vida política, jornalística e o papel político do senador", e divulgá-lo em diferentes meios.

Nenhum comentário:

BRASIL NUNCA MAIS

BRASIL NUNCA MAIS
clique para baixar. Íntegra ou tomos