domingo, 31 de janeiro de 2010

Van Gogh - aos poucos se reconhece o artista, além da obra.



É pouco, ainda. A genialidade e a sensibilidade de Van Gogh se escondem atrás de uma cortina de preconceitos e deduções acerca de seu equilíbrio mental.


Um homem atormentado, sim, mas obstinado. Por não submeter-se às hipocrisias e aspirações que lhe seriam "convenientes", Van Gogh era tachado como louco e hostilizado por grande parte da sociedade. Era muito bem quisto por muitos, pouco se diz disso.


A obra que ele deixou é sublime. Não há equivalente. Obrigatório conhecer. Inevitável emocionar-se.


A tradicional Royal Academy of Arts, em Londres, o homenageia com preciosa exposição das cartas de Vincent Van Gogh. Intitulada "O Verdadeiro Van Gogh: O Artista e suas Cartas", reúne cerca de 40 cartas escritas pelo pintor, raramente exibidas.


A mostra é composta ainda por 65 pinturas e 30 desenhos que são relacionados nas cartas. Como se sabe, Van Gogh descrevia pormenorizadamente os desenhos e pinturas de sua pordução naquele momento.


Essa é a maior mostra sobre Van Gogh em Londres em mais de 40 anos. No site www.vangoghletters.org foram publicadas suas cartas em facsímile, que dão uma idéia da fecundidade da coleção de correspondências.

Nenhum comentário:

BRASIL NUNCA MAIS

BRASIL NUNCA MAIS
clique para baixar. Íntegra ou tomos