quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Filme sobre a vida de Lula emocionou a todos no 42º Festival de Brasília. Acontecimento do ano.

Brasília se emociona com filme sobre Lula

Nunca na história deste país a abertura do Festival de Cinema de Brasília foi tão concorrida. Cerca de 2000 pessoas entre ministros, deputados, senadores, cineastas, militantes e fãs assistiram a exibição do filme Lula, o filho do Brasil no primeiro dia da 42ª edição do Festival.

A exibição foi no Teatro Nacional que com capacidade para 1400 pessoas lotou as poltronas, corredores e até mesmo a rampa de acesso. Centenas de espectadores assistiram o filme de cerca de uma hora e meia em pé.

A exibição contou com a presença do diretor e do elenco do filme que tem estréia nacional marcada para o dia 01 de janeiro.

A primeira-dama Marisa Letícia também assistiu o filme em que é retratada pela atriz Juliana Baroni.

O filme é baseado no livro de Denise Paraná e traz para as telas o percurso de Luiz Inácio Lula da Silva, do seu nascimento, em 1945, até 1980, quando era um líder sindical consagrado. A data marca também a morte de uma pessoa extremamente influente em sua vida e em sua forma de pensar: Dona Lindu (Eurídice Ferreira de Mello), que criou oito filhos, sozinha, e tinha como lema "Nesta família ninguém vai ser ladrão ou prostituta". E cumpriu.

Segundo a produção do filme, a película foi filmada em dois estados (Pernambuco e São Paulo), sete cidades e 70 locações, entre 20 de janeiro e 18 de março de 2009.

No elenco de 130 atores destacam-se Rui Ricardo Diaz, que em sua estreia cinematográfica, interpreta Lula dos 18 aos 35 anos; Glória Pires como Dona Lindu, Cleo Pires (Lurdes, primeira mulher de Lula), Juliana Baroni (Marisa Letícia). Milhem Cortaz (Aristides, como o pai violento). As filmagens contaram ainda com 3.000 figurantes.

Ansiedade e vaias

Durante todo o dia, os escassos convites para a exibição do filme foram disputados por autoridades dos três Poderes. A ansiedade era tanta que pouco antes do início da exibição do filme, o produtor Luiz Carlos Barreto tentou diminuir a lotação da sala se comprometendo a exibi-lo novamente depois e recebeu vaias da platéia que exigia o início do filme.

“Um filme emocionante”

Ao final dos 128 minutos do filme, a emoção dominou o ambiente. Para a professora Jacqueline Barbosa o filme tem “uma história emocionante, bem conduzida e muito forte”.

“A oposição tenta, mas não há como comparar a biografia do Lula com a de qualquer outro tucano ou demo, eles não tem raiz nem compromisso com o nosso povo, essa é uma diferença intransponível” destacou Jacqueline.

Apesar da estréia prevista em janeiro, o filme ainda será exibido em São Bernardo do Campo, segundo a produção inclusive com a presença de Lula.
Se os 2000 lugares de Brasília foram pequenos, em São Bernardo talvez nem o Estádio da Vila Euclides consiga receber todos os Lulas que irão se ver nas telas.

Assista ao trailler do filme

De Brasília
Gustavo Alves

Nenhum comentário:

BRASIL NUNCA MAIS

BRASIL NUNCA MAIS
clique para baixar. Íntegra ou tomos