sexta-feira, 22 de agosto de 2008

TV INTERTRIBAL Vídeos e informação na Internet

O documentário IX Jogos dos Povos Indígenas, do diretor Ronaldo Duque, foi selecionado para participar do IX Festival Internacional de Cine Y Video de Los Pueblos Indígenas, que será realizado em setembro/2008 nas cidades de La Paz e Santa Cruz d La Sierra, Bolívia. O documentário produzido com o apoio dos Ministérios da Cultura e do Esporte foi realizado em outubro do ano passado durante os Jogos Indígenas da Cidade de Recife e Olinda em Pernambuco. Através da Internet é possível assisti-lo no site http://www.tvintertribal.com.br/.


A Tv Intertribal é uma web Tv totalmente dedicada a veicular conteúdos de texto, áudio e vídeo sobre as nações indígenas brasileiras. O portal foi desenvolvido pela produtora Fábrica de Fantasias Luminosas, de Brasília, em parceria com a Hot Media, empresa de tecnologia baseada em Porto Alegre. A Tv Intertribal já está no ar em caráter experimental desde o início deste mês. Dois documentários estão sendo exibidos: IX Jogos dos Povos Indígenas, realizados em outubro nas cidades de Olinda e Recife, em Pernambuco, e Corpo a Corpo, vídeo-poema sobre o Povo Ianomami, ambos realizados pelo cineasta Ronaldo Duque, um dos idealizadores do site.


A TV Intertribal também está mostrando uma reportagem sobre a Primeira Mostra Vídeo Índio Brasil, realizada em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no final do mês de junho. Exibe ainda entrevistas com o sertanista Sidney Possuelo e com a fotógrafa inglesa Sue Cunningham sobre a exposição Coração do Brasil. "O site é uma janela aberta para o mundo. Inicialmente, além do português, estaremos traduzidos para os idiomas inglês e espanhol. Vamos reunir o que existe de melhor entre filmes e vídeos sobre os índios brasileiros. Vamos produzir programas e reportagens por esse Brasil a fora com o apoio de videastas indígenas e estudantes de comunicação, usando equipamentos ágeis, práticos, de fácil manuseio. Nossos 'correspondentes' são todas as pessoas desse país que respeitem nossas origens e os milhares de 'parentes' que resistem em nossos cerrados e florestas por mais de 500 anos", acrescenta empolgado Ronaldo Duque.

Para Marcos Terena, atualmente diretor do Memorial dos Povos Indígenas, museu construído por Oscar Niemayer em Brasília, a criação da TV Intertribal representa um avanço extraordinário na divulgação da cultura, na defesa dos direitos dos povos indígenas brasileiros e a política de acesso a novos conhecimentos, tecnologia e informações.

O Conselho Editorial da TV Intertribal está sendo formado. Já confirmaram sua participação o cineasta Marco Altberg, do Rio de Janeiro, os jornalistas Ricardo Carvalho de São Paulo e Memélia Moreira, atualmente nos EUA, Ronaldo Duque cineasta, Marcos Terena diretor do Memorial dos Povos Indígenas e o sertanista Sidney Possuelo.
.

Nenhum comentário:

BRASIL NUNCA MAIS

BRASIL NUNCA MAIS
clique para baixar. Íntegra ou tomos